Alunos de Engenharia Ambiental realizam trabalho de campo no Laboratório de Climatologia
No dia 11 de maio de 2017, os alunos do 2º e 3º períodos do curso de Engenharia Ambiental, orientados pelo prof. Thiago K. Fogaça, da disciplina de Climatologia, participaram de uma visita técnica ao LABOCLIMA, Laboratório de Climatologia do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná, localizado no Centro Politécnico, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba.
Dentre as atividades desenvolvidas, ocorreu a palestra intitulada “Região Metropolitana de Curitiba e a poluição do ar”, com o professor Francisco Jablinski Castelhano. O palestrante, além de abordar a problemática atual das grandes áreas industriais urbanas, apresentou o cenário atual da poluição do ar na RMC-Curitiba, proporcionando discussões sobre o papel do planejamento urbano e o profissional das áreas ambientais, assim como do engenheiro ambiental. Além disso, foram discutidos aspectos práticos na obtenção de dados atmosféricos que foram trabalhados na disciplina, fazendo a relação entre teoria e prática.
Atualmente, os pesquisadores vinculados ao LABOCLIMA, vêm desenvolvendo trabalhos sobre conforto térmico, inundações urbanas, poluição do ar e disseminação de doenças, atreladas aos aspectos climáticos e possuem estações automáticas instaladas na RMC-Curitiba. Sendo assim, no trabalho de campo também foram apresentados equipamentos diversos, dentre eles, os mini abrigos meteorológicos confeccionados pelos pesquisadores do local.
Por fim, a relação entre teoria e prática é primordial na formação acadêmica e os trabalhos de campo e visitas técnicas são excelente ferramenta para proporcionar formação de qualidade aos nossos alunos. O professor Thiago Fogaça agradece à Facear pelo apoio e pelo transporte dos alunos e, aos pesquisadores do LABOCLIMA, pela acolhida generosa e por franquear o acesso ao ambiente de trabalho, bem como pelas informações compartilhadas.
Vários alunos expressaram sua satisfação com a visita. Manoela Nunes afirmou: “Com a ajuda do professor Thiago Fogaça, da disciplina de Climatologia, tivemos a oportunidade de participar de uma aula externa na Federal. Foi uma palestra muito produtiva sobre um assunto de grande importância que é a poluição do ar. A experiência foi de grande valia, pois, além de novos conhecimentos, tivemos contato com equipamentos utilizados para obtenção de dados, o que é fundamental para futuros engenheiros ambientais e para a realização de gráficos e estudos.
Com isso, acho válido e benéfico essas ações, principalmente para os alunos na mesma situação que a minha, onde não trabalho na área e não tinha o mínimo conhecimento dos diversos tipos de equipamentos, valores e como são utilizados. Aléxia Ferreira da Silva disse que aula de campo foi interessante porque puderam ver mais de perto o que aprenderam em sala de aula.
A poluição atmosférica na região da grande Curitiba é um tema familiar para a turma, porém, ninguém se dá conta dos riscos à saúde que a população sofre por conta da industrialização, dos automóveis etc. “Aprendemos que é importante amenizar as emissões de gases e partículas poluentes, mas antes, devemos ser fiéis nos estudos para apresentar resultados verdadeiros.”
Sharon Scarantli comentou que a visita ao Laboclima foi de extrema importância, pois puderam ver na prática como é realizado o trabalho estudado em sala de aula, sobre a poluição do ar e que há pessoas que realmente lutam para minimizar esse problema, como os professores Thiago e Francisco.
Nathany Thaylan Franciskievicz percebeu que com a saída de campo puderam adquirir um conhecimento mais amplo sobre a disciplina, pois trouxe experiências novas, com profissionais da área, conhecimento de alguns equipamentos utilizados na obtenção de dados climáticos e sem contar a importância da didática utilizada pelo professor.
Para Alisson Ruppenthal, “A saída para a UFPR trouxe um vasto conhecimento prático de usos e métodos aplicáveis na matéria de Climatologia. O conhecimento adquirido traz uma visão diferenciada para os alunos, pois muitos ainda não trabalham na área e não possuem conhecimento técnico/prático do uso de certos equipamentos que são utilizados no dia-a-dia de vários engenheiros.”
Leonardo Maurício da Costa também faz uma avaliação positiva da atividade desenvolvida pelo professor Thiago Fogaça. “A saída de campo foi bem positiva, pois conhecemos variados aparelhos de Climatologia utilizado pelos profissionais, além da apresentação do professor Francisco que mostrou e passou seu conhecimento sobre poluição do ar.”
Segundo Joás Gomes, O trabalho de campo no Laboclima foi de muito proveito, “pois tivemos a oportunidade de galgar novas áreas e aprofundar nossos conhecimentos. O assunto tratado na palestra é de fundamental importância para a vida do estudante da engenharia ambiental, pois se trata de um contexto que está totalmente ligado ao nosso dia-a-dia que é a poluição do ar. Contudo, pudemos identificar as causas e consequências que estão direcionadas a esse meio e soluções para sanar a gravidade desse problema, que interfere na vida humana e da natureza.”
Fonte: http://www.facear.edu.br/alunos-engenharia-ambiental-realizam-campo-laboratorio-climatologia/