No dia 26 de setembro o Laboratório de Pesquisas Hidrogeológicas (LPH) da Universidade Federal do Paraná completou 15 anos. Ernani Francisco da Rosa Filho foi seu idealizador e é coordenador do laboratório desde sua criação, em 1996. A equipe técnica conta com os químicos Alexsandro Gregório e Luciana Prado e a administradora e técnica analista Daniela Kuss.
As linhas de pesquisa Hidrogeologia, Hidroquímica e Monitoramento e Conservação de Aquíferos do Curso de Pós-graduação em Geologia Ambiental são desenvolvidas nesse laboratório.
O LPH realizou estudos no Aqüifero Karst, pesquisas envolvendo o Sistema Aqüífero Guaraní e um mapeamento geral da qualidade das águas subterrâneas de todo o Estado do Paraná, com destaque para a região de Curitiba. A comunidade pode requisitar os serviços do LPH, que fornece sem custo análises de água para entidades filantrópicas, como por exemplo o Pequeno Cotolengo.
O laboratório possui um banco de dados com mais de 10 mil amostragens de água obtidas de poços tubulares, com seus respectivos dados físico-químicos e bacteriológicos. Entre as instituições e empresas parceiras estão Sanepar, Petrobrás, Itaipú, Instituto das Águas do Paraná (ex-Suderhsa), Prefeitura Municipal de Curitiba e Prefeitura Municipal de Rio Branco do Sul.
Tipos de pesquisas desenvolvidas no LPH:
Livros publicados: