Alunos do Ensino Médio, de escolas das redes pública e privada, e com idade entre 14 e 18 anos, podem participar da I OlimpÃada Brasileira de Cartografia (OBRAC). Interessados em se inscrever nesta competição nacional, que tem entre seus objetivos despertar – na escola – o interesse pelas Ciências, e formar recursos humanos para atuação na área da Cartografia e das Geotecnologias – têm prazo até o dia 14 de abril.
De acordo com Luiz Veiga, coordenador do curso de Engenharia Cartográfica da UFPR, para participar a escola deve efetuar a inscrição no endereço eletrônicowww.olimpiadadecartografia.uff.br. Antes, porém, deverá formar um grupo com quatro alunos e escolher um professor, preferencialmente de Geografia, para ser o responsável pela equipe. Feito isso, o educador deve enviar o seu comprovante de vÃnculo com a escola e a declaração de matrÃcula de cada aluno, para o e-mailobrac2015inscricao@gmail.com
Luiz Veiga, professor do Setor de Ciências da Terra da UFPR, explica que a OlimpÃada será executada em duas etapas: na primeira, os participantes serão submetidos a questões relacionadas à Cartografia. Elas estarão disponÃveis aos inscritos no site de inscrição, via plataforma Moodle. Na segunda etapa, cada equipe deverá realizar uma atividade prática que será proposta (mapas digitais ou analógicos, instrumentos entre outros) e enviar para análise de uma comissão de avaliação.
Três equipes serão selecionadas nessa fase e participarão da etapa final no Rio de Janeiro, onde realizarão um conjunto de atividades práticas, entre elas, participação na corrida de orientação, que ocorrerá durante a Conferência Internacional de Cartografia (agosto de 2015). A vencedora desta fase será a campeã da I OlimpÃada Brasileira de Cartografia
Veiga destaca que a promoção do evento é uma parceria entre a UFPR e as universidades federais Fluminense, Tecnológica do Paraná, e da Bahia. A intenção destas instituições organizadoras, é, também, propiciar aos professores oportunidade de acesso ao conhecimento e ferramentas para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico, como geografia e matemática; e promover a socialização de professores e alunos através de atividades coletivas.
Palavra(s)-chave: cartografia, Luiz Veiga, olimpiada
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