Comunicado em Relação aos Contratos com a empresa Habitual

Adriane Rado     20 de julho de 2016 - 12h13

Tendo em vista comentários de que os funcionários terceirizados não receberam seus salários por falta de pagamento pela UFPR, o que não representa verdade, nos dirigimos aos funcionários terceirizados contratados pela empresa HABITUAL (recepcionistas, portaria e motoristas), no sentido de esclarecer alguns aspectos importantes.

1) A UFPR tem dois contratos com a empresa em questão, um contrato que abriga os postos de portaria e recepção, e outro contrato que abriga os motoristas. No contrato n° 50/2015 são 189 funcionários prestando serviços de Portaria, Vigia e Recepção. No contrato n° 01/2013 são 69 funcionários prestando serviços de motorista;

2) Os salários desses funcionários encontram-se em atraso desde o último dia 07/07/2016, pelo fato da empresa Habitual não ter procedido os pagamentos, uma vez que os respectivos sindicatos dos trabalhadores, impetraram medida cautelar junto à Justiça do Trabalho solicitando a retenção dos recursos financeiros destinados à empresa;

3) No dia 08/07/2016, atendendo a uma ordem judicial, a UFPR depositou em juízo o valor de R$ 807.637,14(oitocentos e sete mil, seiscentos e trinta e sete reais e quatorze centavos), destinados ao pagamento de tais salários;

4) Na última sexta-feira (15/07/16), a Procuradoria Federal na UFPR apresentou um requerimento à Justiça do Trabalho solicitando que as ações judiciais que tramitavam em Varas distintas na Justiça do Trabalho fossem unificadas em uma única ação para maior celeridade dos processos e, ainda,solicitou a liberação imediata dos recursos depositados para que os respectivos sindicatos providenciassem os pagamentos dos salários aos trabalhadores.

Por fim, cabe esclarecer que a UFPR está envidando todos os esforços possíveis para que a situação seja normalizada no menor período de tempo possível, uma vez que os trabalhadores não devem ser prejudicados por problemas que não lhes competem.

A preocupação da Administração da UFPR foi, é e continuará sendo com o bem-estar das pessoas. Serão tomadas todas as providências cabíveis, uma vez que a questão foi judicializada (pelos sindicatos), para que seja resolvida no menor tempo possível.

Para as próximas semanas, serão rompidos os contratos com a empresa em questão, sendo que já está em fase final a contratação emergencial de nova(s) empresa(s) para tais contratos.