14ª Feira de Cursos Profissões da UFPR começa no próximo dia 25 em novo local, mais espaçoso, e com ônibus especial para visitantes

Adriane Rado     23 de agosto de 2016 - 11h29

Os estandes, a área de lazer, a área de lazer e a praça de alimentação do local da 14a Feira de Cursos estão quase prontos. Imagem: ACS da UFPR.

Os estandes, a área de lazer e a praça de alimentação do local da 14a Feira de Cursos estão quase prontos. Imagem: ACS da UFPR.

A 14ª Feira de Cursos Profissões da UFPR começa às 9h da quinta-feira da próxima semana (dia 25), e prossegue até o domingo (dia 28), com duas novidades importantes: o local (o novo complexo da UFPR, em Piraquara), bem maior que o anterior, e uma linha especial de ônibus para os visitantes (leia na reportagem abaixo).

O Núcleo de Concursos da UFPR também terá um estande no local para orientar os alunos sobre o Vestibular 2016/2017, cujas inscrições começaram em 18 de agosto e se prolongam até 15 de setembro no site do NC: www.nc.ufpr.br.  Os estudantes também podem baixar o aplicativo Mais UFPR nos seus telefones celulares (com o sistema operacional Android) para ter acesso ao resultado do vestibular, concorrência por vaga, simulado do concurso e outras informações.

Linha Especial

Para atender aos visitantes, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) – acatando pedido feito pela UFPR – disponibilizará, além das linhas tradicionais do Transporte Coletivo Metropolitano, uma linha especial que partirá do Terminal de Pinhais diretamente para o local do evento, nos horários de maior demanda.

Os veículos que operarão a linha estarão identificados com o itinerário “ESPECIAL”, terão cartaz do evento no para-brisas e utilizarão a plataforma da linha D23-V.MACEDO. A linha reforço também fará a ligação direta do Campus Piraquara para o Terminal de Pinhais, nos horários de maior demanda.

Recorde de inscrições

A entrada na Feira Cursos e Profissões é gratuita. Seu objetivo é auxiliar os alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares do Brasil nas suas escolhas profissionais, tornando seu ingresso na Universidade Federal do Paraná mais consciente e evitando possíveis evasões durante os cursos.

No ano passado, o evento reuniu cerca de 85 mil visitantes – um recorde – de quatro Estados: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.  Neste ano, já são 20 mil inscritos apenas para as visitas; em 2015, foram 12 mil. As escolas podem agendar suas visitas nos dois primeiros dias (quinta e sexta-feira) acessando o portal da feira: www.feiradecursos.ufpr.br.

De quinta-feira a sábado, a feira estará aberta das 9h às 18h; no domingo, das 9h às 16h. Nos dias 27 e 28, o evento estará aberto a todo o público interessado em participar, sem necessidade de agendamento.

Mais espaço e conforto

A feira será promovida na nova e espaçosa sede da UFPR, em Piraquara. Imagem: ACS da UFPR.

O novo complexo da UFPR fica na Rua Leopoldo Jacomel, 4015, Jardim Primavera (em Piraquara) e tem 14 mil metros quadrados – mais que o dobro do local das edições anteriores – o Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR (SEPT). Serão 139 estandes dos cursos de graduação da Universidade. A feira também terá mais espaço na Praça da Alimentação e na área externa, onde haverá três food trucks, que servirão salgados, doces e cafés.

“Mudamos o local para oferecer aos visitantes da feira a melhor estrutura possível, em um único e amplo espaço”, explica o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, que abrirá a feira às 9h do dia 25 ao lado do vice-reitor, Rogério Andrade Mulinari, e do prefeito de Piraquara, Marcos  Tessarolli.

Como chegar ao local de ônibus

O acesso ao Terminal de Pinhais, onde é possível a integração entre todas as linhas que circulam pelo local, sem o pagamento de nova tarifa, pode ser feito da seguinte forma: 1)Expresso 301-PINHAIS/RUI BARBOSA: Partindo da Praça Rui Barbosa, passando pela Rodoferroviária e terminal Capão da Imbuia.

2)Ligeirinho 304-PINHAIS/CAMPO COMPRIDO: Partindo dos terminais Campo Comprido e Campina do Siqueira, com estações nas Praças 29 de Março e Tiradentes e no terminal Capão da Imbuia.

3)Convencional C03-PINHAIS/GUADALUPE: Partindo do terminal Guadalupe, seguindo pelas Avenidas Vitor Ferreira do Amaral e João Leopoldo Jacomel. Intercidades

4)I20-COLOMBO/SÃO JOSÉ: Partindo do terminal Maracanã, em Colombo e do Centro de São José dos Pinhais. No terminal de Pinhais, além da linha ESPECIAL, os visitantes da Feira poderão utilizar as linhas Alimentadoras

5)D23-VILA MACEDO e D31-JD. BELA VISTA.

Alternativas

Os interessados em visitar a 14ª Feira de Cursos também pode chegar ao local utilizando as seguintes linhas: A partir da Praça Santos Andrade, de frente à Universidade Federal do Paraná e Teatro Guaíra, por meio das linhas D61-CTBA/PIRAQUARA e D66-CTBA/PIRAQUARA (DIRETO), ambas com acesso direto ao Campus de Piraquara da Universidade Federal.

Tarifas

São os seguintes os valores das tarifas dos ônibus:

A)301-PINHAIS/RUI BARBOSA, 304-PINHAIS/CAMPO COMPRIDO e C03-PINHAIS/GUADALUPE – R$3,70 (embarcando no sistema urbano, pagamento com cartão URBS e em dinheiro).

B)I20-COLOMBO/SÃO JOSÉ – R$ 3,80

C)D61-CTBA/PIRAQUARA e D66-CTBA/PIRAQUARA (DIRETO) – R$ 4,00

D)D23-V.MACEDO, D31-JD.BELA VISTA e a linha “ESPECIAL” – R$ 3,90 (no retorno para Curitiba). Todas aceitam pagamento em dinheiro e cartão Metrocard, inclusive as linhas 301-PINHAIS/RUI BARBOSA e 304-PINHAIS/CAMPO COMPRIDO, quando acessadas por meio das estações Praça Rui Barbosa e Praça Tiradentes.