Progepe chama servidores com 45 anos ou mais para exame médico periódico de agosto a novembro

Elaine Leal     7 de agosto de 2019 - 14h01

Servidores técnicos e docentes da UFPR que têm 45 anos ou mais devem ficar atentos às suas caixas de e-mail neste segundo semestre. Por meio da Unidade de Saúde Ocupacional (Usoc), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) convocará mais de 2,3 mil servidores para os exames médicos periódicos em 2019. O cronograma da chamada já foi divulgado (veja tabela mais abaixo). Os exames devem ser realizados entre agosto e novembro.

Cada servidor receberá sua convocação automaticamente pelo Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siapenet), pelo endereço de e-mail cadastrado no Siape. Por isso é importante verificar o e-mail com frequência e manter o cadastro atualizado no sistema. Os exames periódicos abrangem exames laboratoriais, complementares e consulta médica.

Cerca de 2,3 mil servidores serão convocados pela Progepe para os exames periódicos. Foto: rawpixel/Pixabay

A Progepe informa que os exames não são obrigatórios, mas são importantes para que a gestão possa acompanhar a saúde dos servidores, podendo assim prevenir, rastrear e diagnosticar de forma precoce agravos à saúde relacionados ao trabalho. A recusa de acompanhamento deve ser informada pelo servidor convocado no sistema.

De acordo com o cronograma, os servidores que serão convocados em agosto serão 799, todos lotados em pró-reitorias (PRAE, Proplan, PRPPG, Prograd, Progepe, Proec e PRA), assessorias e cinco setores (Educação, Artes, Jurídicas, Sociais Aplicadas e Humanas). Em setembro, serão convocados 549 (Sept, Biblioteca Central, Exatas e Tecnologia). Mais 398 serão chamados em outubro (Suinfra, Ciências da Terra, Litoral, Jandaia do Sul e Agrárias).

Por fim, 618 receberão convocação para novembro (Toledo, Biológicas, Saúde e Palotina). O cronograma foi desenvolvido pela Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) e pela Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde do Servidor (Caiss).

Cronograma dos exames médicos em 2019 na UFPR (clique para ampliar)

Confirmação

A Unidade de Saúde Ocupacional informa que o servidor convocado precisa acessar o Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe) e o Sistema de Gestão e Acesso (Sigac) para confirmar a participação ou a recusa de submissão aos exames periódicos. O link para isso é mesmo usado para consultar contracheques (aqui), na aba “Saúde do Servidor”.

Na sequência, o convocado deverá preencher o formulário de exames periódicos e imprimir a guia dos exames laboratoriais e complementares.

Laboratoriais

Com as guias impressas, o servidor poderá escolher entre realizar os exames laboratoriais pelo Laboratório Escola de Análises Clínicas (Leac) da UFPR, em Curitiba, ou no laboratório de sua preferência.

No Leac UFPR os exames são gratuitos. O agendamento pode ser feito online (clique aqui) ou pelo telefone (41) 3360-4084. Os kits de coleta de urina e fezes estarão disponíveis no próprio Leac (Campus Botânico), na Central de Atendimento da Progepe (R. Dr. Faivre, 590, Centro) e na Usoc (R. Evaristo F. Ferreira da Costa, 370, Jardim das Américas).

Ao agendar a coleta no laboratório de sua preferência, o servidor arca com os custos dos exames. É importante verificar se o laboratório exige carimbo e assinatura na guia de solicitação de exames. Se houver essa exigência, é possível buscar a via original da guia na Usoc (em dias úteis, das 8 às 20 horas), sem necessidade de agendamento.

Complementares

Os exames complementares, tais como a mamografia e o preventivo (papanicolau), também poderão ser realizados gratuitamente por meio do Centro de Atendimento à Saúde (CASA 3) da UFPR, no Campus Politécnico. O agendamento deve ser feito pelos telefones (41) 3361-3066 ou 3361-3643.

Consulta

Após a realização dos exames laboratoriais e complementares, o servidor deverá agendar a consulta do exame médico, o que pode ser feito online (aqui).

A recomendação da Usoc é que a consulta seja agendada para cerca de 20 dias após a realização do último exame laboratorial ou complementar, para que haja tempo da emissão do resultado dos exames, que deverão ser apresentados ao médico no dia da consulta.

Caso tenha dificuldades com o agendamento, contate a Usoc pelos telefones (41) 3361-3380 ou 3361-3113. Outra alternativa de contato é por e-mail.

Para mais detalhes, acesse o Manual do Programa de Exames Periódicos da UFPR clicando neste link