Ricardo Fonseca Discute Futuro da Educação Superior ao Lado de Reitor da PUCPR

Elaine Leal     9 de março de 2020 - 13h11

O futuro da educação superior no século XXI foi discutido na manhã desta segunda-feira (9) pelos reitores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Waldemiro Gremski. O evento abriu uma série de palestras que debaterá a Realidade Política e Educacional do Brasil.

Os desafios educacionais nos cenários tecnológico e profissional atuais foram algumas temáticas que permearam o debate. Ambos os reitores citaram o fato de que agora precisam lidar com o indivíduo conectado, que tem muito mais acesso ao conhecimento a às informações. Também foi comum a preocupação com a área de humanidades, que vem deixando de ser o foco da sociedade apesar de ser imprescindível para a formação do indivíduo.

Fonseca reiterou a importância das humanidades e salientou que as universidades têm um papel central nesta esfera. “Temos que tentar enriquecer a reflexão a partir da arte, da psicologia, da filosofia. Sem isso o mundo fica pior, mais pobre, menos colorido”.

Para Gremski, a universidade forma o capital humano e é responsável também pelo sistema de inovação. “Estamos em um momento de transição entre dois mundos: do mundo previsível para o mundo incerto. As mudanças são no indivíduo e deve-se aprender a lidar com esse novo cenário”.

O reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, falou sobre os desafios do ensino superior no século XXI. Foto: André Filgueira.

Os reitores lembraram que o futuro do mercado de trabalho e da sociedade exigirá profissionais que saibam lidar com tecnologia, que tenham habilidades especiais – e não só uma formação curricular impecável – e que estejam em eterno aprendizado. Nesse sentido, citaram o valor da formação humanística concedida pelas instituições de ensino superior.

“O avanço tecnológico vai nos atropelar nas próximas décadas e terá a universidade como epicentro. A centralidade das humanidades presente nas universidades significa que, no século XXI, essa instituição será das mais essenciais, fundamentais, imprescindíveis e que temos que preservá-la. A universidade será, provavelmente, o bastião civilizatório em um mundo que está deixando a civilização de lado”, afirmou o reitor da UFPR.

Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da UFPR, salientou a importância do papel da universidade nas humanidades. Foto: André Filgueira.

Discutir o futuro das universidades é uma das tarefas mais importantes para Fonseca. “Temos que encontrar um tempo em meio à crise vivida pelas universidades federais, que sempre nos obriga a resolver problemas cotidianos. É necessário também ter condição de fazer uma reflexão que olhe para o futuro e a universidade tem papel protagonista em qualquer projeto de futuro”.

O evento foi organizado pelo Diretório Central Acadêmico (DCE) da PUCPR, que comemora 45 anos em agosto de 2020, e promove uma série de palestras para celebrar o aniversário.