Em nota técnica, a comissão de acompanhamento e controle de propagação do novo coronavírus na UFPR apontou que as projeções futuras da covid-19 no Brasil indicam que um número alto de novos casos deve ocorrer pelo menos até agosto. É possível que as medidas de distanciamento social, efetivas para reduzir a disseminação da doença e achatar a curva, não permitam zerar a transmissão no estado do Paraná enquanto não houver uma vacina eficiente disponível. Por isso, a comissão avalia que a circulação do vírus pode se estender ainda por muitos meses e não consegue prever uma data em que seria seguro retomar as atividades acadêmicas presenciais na universidade.
Entre as orientações relacionadas na nota está a recomendação para estudar todos os cenários e preparar professores, técnicos e alunos para decisões que eventualmente sejam tomadas pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (Cepe) da UFPR. “No momento estamos estudando alternativas, buscando apoio técnico e debatendo com todos os setores, departamentos e coordenações de curso, sempre respeitando a autonomia pedagógica. São mais de 140 cursos, em diversos campi no Paraná, com realidades distintas, acadêmicas e sociais, que estamos levando em conta”, declara o reitor, Ricardo Marcelo Fonseca.
Uma das providências já colocada em prática é a inclusão digital de estudantes. O plano, desenvolvido pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), pretende disponibilizar computadores e acesso à internet para alunos que não disponham desses recursos. Os docentes também precisam de suporte e capacitação sobre o letramento digital e, pensando nisso, a Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância (Cipead) criou o Saberes On-line na Pandemia, um portal que reúne informações sobre iniciativas formativas, serviços de apoio pedagógico e tutoriais para atividades remotas emergenciais.
Capacitação
Por meio do Saberes On-line na Pandemia, os docentes têm a oportunidade de aprender a lidar com as peculiaridades do Ensino Remoto Emergencial (ERE) participando de cursos e oficinas, assistindo a tutoriais, interagindo com a equipe pedagógica da Cipead e se inteirando sobre o ambiente de aprendizagem da UFPR.
Segundo a coordenadora da Cipead, Maria Josele Bucco Coelho, o programa de formação para o letramento digital pensado especialmente para o período da pandemia é dividido em duas partes: vivências formativas e organização de plataformas virtuais. “O primeiro item contempla cursos a distância com uma carga horária de 45 horas e web oficinas. O segundo é composto por informações e tutoriais sobre o ambiente de aprendizagem da UFPR; acesso aos MOOCs (cursos on-line abertos e massivos) ofertados pela Cipead; e uma central de libras para inclusão da comunidade surda”.
Os cursos à disposição abordam temas como educação híbrida, práticas docentes com recursos tecnológicos, jogo digital na EaD, ambientes virtuais de aprendizagem e acessibilidade no ambiente institucional. Já as oficinas têm carga horária de quatro horas e tratam sobre o uso de recursos digitais e o papel pedagógico dos professores, modelos de educação híbrida, netiqueta e dicas de comunicação on-line, entre outros assuntos relacionados à educação remota.
Produzidos pelo laboratório de design educacional da Cipead e ofertados em parceria com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), os cursos já têm, nessa primeira fase, inscritos de todos os setores e campus da UFPR, totalizando 230 matriculados no curso “Práticas docentes com recursos tecnológicos” e 308 no “Educação Híbrida”. Estão previstas, ainda, mais quatro turmas. Nas web oficinas, inscreveram-se, até o momento, 224 pessoas.
Suporte
A UFPR virtual é uma versão redesenhada da plataforma acadêmica Moodle, pensada e desenvolvida para funcionar como um campus virtual da universidade. Ela será gradativamente integrada ao Siga e aos demais sistemas da Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd). Nela a comunidade acadêmica encontra um espaço customizado com salas virtuais para as disciplinas dos cursos presenciais; um espaço virtual para ofertar cursos de extensão e capacitação na modalidade EaD ou híbrida; salas virtuais para desenvolver os trabalhos de grupos de estudos, pesquisa, extensão ou outros programas institucionais; além de tutoriais – técnicos e pedagógicos – para auxiliar a comunidade docente no uso dos recursos desse ambiente virtual emergencial de aprendizagem.
Com a UFPR Aberta, a comunidade externa e os estudantes podem ter acesso a diferentes cursos ofertados pela instituição desenvolvidos a partir dos Recursos Educacionais Abertos (REAs). A Cipead já colocou à disposição o curso “H5P – Produzindo vídeos interativos” e, em seguida, disponibilizará os cursos de “Práticas Educacionais Abertas” e “Recursos do Moodle para alunos”.
A Clibras Aberta é uma plataforma web que está sendo implantada para a comunicação entre surdos e ouvintes por meio de acesso a uma central de intérpretes. Trata-se de uma solução modular, escalável, flexível e adaptável ao ambiente presencial e EaD desenvolvida a partir do padrão WebRTC – permite que os navegadores executem aplicações de chamada telefônica, vídeo chat e compartilhamento P2P sem a necessidade de plug-ins. Em breve estará à disposição.
Outro recurso ofertado aos docentes é a sala de assessoria pedagógica on-line que é uma estratégia com o objetivo de humanizar o ensino on-line, buscando discutir e sistematizar a potencialidade dos recursos tecnológicos educacionais que são entendidos, também, como meios de aproximação e pertencimento. “É uma sala de atendimento em que as técnicas em assuntos educacionais e pedagogas da Cipead tiram dúvidas sobre o uso de recursos tecnológicos educacionais e sobre o ensino remoto emergencial (ERE)”, esclarece Maria.
Além de todas essas ferramentas, o portal também disponibiliza tutorias sobre reuniões on-line, recursos para docência, compartilhamento de tela e outras instruções que visam facilitar o dia a dia acadêmico-administrativo.
Acesse os recursos: