UFPR Aumenta Nota no CWUR World University Rankings e é a 6ª entre as Universidades Federais do Brasil

Elaine Leal     10 de junho de 2020 - 16h56

Divulgado no último dia 8, o CWUR World University Rankings 2020/2021 traz, entre as boas notícias, a melhora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na nota geral em relação à avaliação anterior (de 71.9 para 72) e que também é a melhor nota da participação da universidade, que ocorre desde 2014. Assim, a UFPR manteve as posições de sexta universidade federal mais bem colocada no país e a 11ª instituição brasileira da edição anterior em um universo mais amplo de brasileiras mencionadas (passou de 52 para 57). A universidade também permanece a mais bem posicionada entre as instituições paranaenses.

Outro destaque é a recuperação de posições da UFPR no cenário mundial em relação à edição de 2019/2020, lançada em agosto. De acordo com a CWUR, a UFPR subiu oito degraus no período e hoje é a 746ª instituição — a melhor posição da série ocorreu em 2018/2019 (709ª). Na edição de 2020/2021, há instituições de nove países com nota igual à da UFPR: Reino Unido, China, Estados Unidos, Japão, Suécia, Rússia, Espanha, Chipre e Colômbia.

O ranking também traz notas pelos critérios avaliados, que vão do ensino à produção científica. Nesse detalhe, a UFPR tem a 13ª melhor “empregabilidade de egressos” do Brasil. O critério diz respeito à proporção de egressos que ocupam altos postos executivos em grandes companhias. A UFPR fica em 11º no Brasil no quesito “performance da pesquisa”, que analisa produtividade, publicações em jornais de impacto e citações. No ano anterior, foi a décima; antes disso, a oitava.

O melhor posicionamento da UFPR no ranking ocorreu na edição de 2018/2019: décima no ranking nacional e 709ª no mundo. Por outro lado, a colocação mais baixa no ranking nacional ocorreu em 2014, quando a universidade figurou como a 14ª no Brasil. Já no ranqueamento mundial, isso ocorreu na edição de 2017 (938ª). Ressalta-se que entre as edições de 2014 e de 2020/2021 o número de instituições brasileiras ranqueadas cresceu de 18 para 57.

Sobre o CWUR World University Rankings

O CWUR World University Rankings é realizado pelo Center for World University Rankings (CWUR), uma consultoria de ensino superior voltada a governos e instituições, e sediada no Emirados Árabes Unidos. O ranking é publicado desde 2012 e, segundo a consultoria, as universidades são avaliadas de forma independente (sem depender exclusivamente dos dados apresentados pelas instituições). São listadas as 2 mil instituições mais bem avaliadas.

Na edição de 2020/2021, a Universidade de São Paulo (USP) é a brasileira mais bem avaliada (nota 81,7 e 103ª posição global). Em seguida, vêm Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e UFPR. Todas são instituições públicas.

Acesse o CWUR World University Rankings 2020/2021 neste link

Leia notícias sobre a UFPR em rankings universitários aqui