Professora da UFPR recebe Prêmio UFPR de Excelência Acadêmica

Elaine Leal     26 de outubro de 2023 - 9h07

A professora do Departamento de Geomática e do Programa de Pós-graduação em Ciências Geodésicas (UFPR), Dra. Luciene Stamato Delazari, recebeu nesse mês dois prêmios UFPR de Excelência Acadêmica por suas pesquisas desenvolvidas na área de Cartografia e Sistema de Informações Geográficas (SIG).

Uma das pesquisas, fruto da orientação de uma Dissertação de Mestrado, consistiu na Avaliação da Usabilidade e Ergonomia do WebGIS UFPR CampusMap (UCM) acessado em dispositivos desktop e móvel. A outra, fruto da orientação de uma Tese de Doutorado, tratou da Investigação da Variável Gráfica Cor em Representações Cartográficas de Mapas para Educação a partir da Cognição de Pessoas Cegas.

A Dra. Luciene Delazari é professora titular da Universidade Federal do Paraná, bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico nível 1D. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia e SIG. Seus principais trabalhos estão relacionados ao desenvolvimento de implantação de SIG; avaliação de interfaces para produtos cartográficos, especificamente nos aspectos de interatividade e proposição de interfaces cartográficas considerando os diferentes usos e usuários de mapas; generalização cartográfica. Atualmente, coordena o Centro de Pesquisas Aplicadas em Geoinformação – CEPAG (www.cepag.ufpr.br). Membro do Comitê de Assessoramento de Geociências do CNPq (2020-2023) – Vice-Chair of the User Experience Commission – International Cartographic Association.