Departamento de Geografia da UFPR terá quatro novos projetos financiados pela indenização paga pela Petrobras em decorrência do acidente ambiental causado pela empresa no Rio Iguaçu.

Adriana Oliveira     30 de julho de 2024 - 15h17

Em reuniões técnicas realizadas nos dias 15 e 16 de julho, com a participação do Governo do Estado e dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, foi aprovada a destinação de mais de 5,5 milhões de reais para o financiamento de cinco novos projetos propostos pelo Departamento de Geografia da UFPR. Tais recursos são oriundos da indenização paga pela Petrobras pelo acidente ambiental ocorrido no rio Barigui, em Araucária-PR, em julho de 2000.
Os projetos preveem a participação de professores, pesquisadores (de pós-graduação e graduação) e servidores técnico-administrativos da UFPR e têm previsão de início para o primeiro semestre de 2025. As propostas aprovadas foram as seguintes:

1. Núcleo de Monitoramento e Avaliação Participativa da Gestão de Unidades de Conservação do Estado do Paraná – NUMAP/UC-PR – Elaborada pelo Prof. Rodrigo Pereira Medeiros e Fabio Marcelo Breunig;
  2. Mapeamento das áreas prioritárias para preservação, conservação e recuperação de nascentes e APPs na bacia do rio Iguaçu – elaborada pelo Prof. Tony Vinícuis Moreira Sampaio;
  3. Observatório das cavernas e da região cárstica do estado do Paraná – OBSCavernas – Elaborada pelo Prof. Edenilson Roberto do Nascimento;
  4. Paleobiogeografia e educação ambiental como ferramenta para a conservação da Floresta com Araucária no estado do Paraná – Elaborada pela Profa. Lidia Aumond Kuhn.

Mais informações em: https://www.sedest.pr.gov.br/Noticia/Mais-R-55-milhoes-da-indenizacao-da-Petrobras-irao-para-novos-projetos-ambientais