Menu

Centro de Estudos do Mar completa 30 anos

Josemar Silva     26 de março de 2012 - 18h00

Amanda Iargas

"Um cientista é aquele que deixa tudo para trás porque tem fé na sua pesquisa. O CEM foi formado durante esses 30 anos por esses homens e mulheres de fé que não duvidaram em nenhum momento da capacidade e importância do seu trabalho", afirmou Donizeti Giusti, diretor do Setor de Ciências da Terra, na solenidade de aniversário dos 30 anos do Centro de Estudos do Mar da UFPR (CEM). "Temos muito orgulho de ter o CEM vinculado ao Setor pelo alto nível de pesquisa e produção científica, reconhecida nacional e internacionalmente", considerou Giusti.

O CEM completou tês décadas de desafios, dedicação e paixão pela ciência. O aniversário foi celebrado na sexta-feira (16) com a apresentação da história do Centro e homenagens aos servidores que participaram da sua construção e desenvolvimento. O reitor Zaki Akel Sobrinho parabenizou a dedicação dos pesquisadores que fazem do CEM um centro de referência em pesquisa marinha. Na ocasião, anunciou a compra de uma caminhonete quatro por quatro e a instalação de internet de 34 megabytes, velocidade cerca de 6 vezes maior que a atual.

A diretora do CEM, Eunice da Costa Machado, considerou que o Centro é fruto do trabalho de quem passou e está passando por ele e construindo o centro de excelência que todos sonham. "O CEM é como um jovem cientista, ainda estamos desabrochando na área de pesquisa e temos muito mais para conquistar", disse.

A coleta de dados e fotos históricas feita e apresentada pelo professor Carlos Soares será publicada em formato de livro. A solenidade contou ainda com a presença do prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes, além de professores, pesquisadores, funcionários e alunos do Centro.

História

A história do CEM inicia em 13 de março de 1982, quando o Centro era um tímido núcleo de pesquisadores vinculado ao Setor de Ciências Biológicas. Logo o núcleo se transformou em Centro de Biologia Marinha (CBM). Porém, sem sede física apropriada, os pesquisadores tinham que utilizar vagões de trem como escritórios, enquanto os primeiro laboratórios eram localizados em Curitba.

Em 1982, com a inauguração da sede em Pontal do Sul e a integração ao Setor de Ciências da Terra, o projeto só fez crescer. Foram criados laboratórios e pesquisas nas áreas de geologia, química marinha, oceanografia física e gerenciamento costeiro. O caráter não apenas biológico, mas multidisciplinar tornou possível a transformação do CBM no atual CEM.

Hoje, o Centro conta com 24 professores-pesquisadores, três prédios (além do central), cursos de graduação e pós-graduação, biblioteca. Tudo isso formando uma equipe unida que permite que o CEM seja referência em pesquisa marinha, ganhador de prêmios e com convênios internacionais.

O reitor Zaki Akel Sobrinho destaca a importância de um centro que é líder no processo de ensino e pesquisa tecnológica. “É o momento para demonstrarmos nossa gratidão aos pioneiros que permitiram que projetos de nível de qualidade altíssimo crescessem dentro da Universidade”, diz ele.

 

 

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da UFPR

 

 

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências da Terra
Centro Politécnico | Jardim das Américas | Fone: (41) 3361-3198
CEP 81531-990 | Caixa Postal 19001 | Curitiba | PR | Brasil


©2024 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR